Serviços de manutenção com qualidade e seriedade.

Balanceamento
O desbalanceamento causa também o desgaste prematuro dos pneus e afeta a dirigibilidade. A falta de balanceamento adequado provoca a oscilação do conjunto pneu/roda e transmite uma trepidação ao volante, reduzindo a vida útil dos pneus e provocando um grande desconforto ao dirigir.
Recomenda-se verificar ou refazer o balanceamento, no máximo, a cada 5.000 km, ou nas seguintes condições:
- Quando os pneus forem substituídos, montados ou desmontados (quando houver rodízio entre eles, verificar necessidade);
- Quando surgirem vibrações ou trepidações;
- Quando houver reparo no pneu.

Geometria
A geometria veicular serve para reposicionar os eixos e rodas de forma a garantir o rolamento dos pneus sem deslizamento ou arraste. A falta de geometria acarreta o desgaste irregular dos pneus, aumento do consumo de combustível e em alguns casos a deterioração de componentes da suspensão.
O alinhamento da direção pode prolongar a vida de seus pneus. A direção desalinhada faz com que o pneu se arraste lateralmente na retas, provocando desgastes irregulares, comprometendo a dirigibilidade e a segurança do veículo. Pneus que “cantam” nas curvas e volantes que teimam em permanecer tortos nas retas são sintomas de desalinhamento.
Recomenda-se verificar ou refazer o alinhamento, no máximo, a cada 5.000 km.
Refaça o alinhamento:
- Após forte impactos;
- Quando constado desgaste irregular dos pneus;
- Quando houver reparo no pneu;
- Quando os pneus forem substituídos ou houver rodízio entre eles;
- Quando forem substituídas peças da suspensão.

Conserto de Pneus
Existem normas técnicas especificas para consertos e reparos em pneus:
- 0 conserto de pneus radiais de automóveis, SUVS e pick-ups, ROF (EMT), vans e utilitários leves deverão ser feitos a frio ("macarrão" ou manchão a frio) e somente na região da banda de rodagem. Para pneus de camionetas, caminhões e ônibus, pode-se utilizar conserto a quente, desde que somente na área da banda de rodagem;
- Nunca se deve aplicar consertos nas laterais do pneu (região que vai desde o ombro até o talão-costado);
- Pneus de passeio com índice de velocidade até T (190 km/h) só poderão ter consertos feitos em furos ou cortes que tenham no máximo 6 mm (medidos pelo lado interno do pneu) e não mais que um conserto por quadrante, ou seja, quatro consertos no máximo;
- Para pneus de camioneta radial, o tamanho máximo de conserto permitido é de 10mm (com índice de velocidade até T - 190 km/h);
- Já para pneus com índice de velocidade H, V, W, Z (superior a 210 Km/h), a quantidade máxima de consertos permitida é de apenas um.

Calibragem
A pressão de ar é um fator primordial na vida de um pneu. É o que mais afeta o desgaste do pneu e, consequentemente, reduz sua vida útil. Você pode sempre contar com a Roda Pneus para adquirir este serviço de forma gratuita! Orientações:
- Utilize sempre a pressão de ar recomendada pelo manual do fabricante do veículo. Para caminhões, ônibus e utilitários, utilizar a pressão de ar relacionada à carga e à velocidade do veículo;
- Verifique as pressões semanalmente, sempre com os pneus frios e utilizando calibradores aferidos. Não se esqueça de calibrar o estepe;
- Jamais retire o ar quente dos pneus;
- Por ocasião da checagem das pressões, examine as válvulas e recoloque suas respectivas tampas.

Rodízio
Para se obter o máximo de rendimento de seus pneus, efetue um rodízio a cada 5.000Km. O rodízio serve para compensar as diferenças de desgastes, permitindo um aumento de quilometragem e eficiência. Aqui na Roda Pneus, o primeiro rodízio é grátis!
Efetue o rodízio dos pneus conforme as indicações abaixo:
- Respeitar sempre o sentido de rotação, quando este for indicado nos pneus;
- Recomenda-se o uso de estepe no rodízio.

Montagem de pneus
A montagem do pneu é realizada por profissionais capacitados, que procedem de forma correta a desmontagem e montagem dos pneus, verificando o desgaste das válvulas, pressão, marcas no talão e condições de aproveitamento em rodízio ou estepe.

Suspensão
O serviço de suspensão realizado pela Roda Pneus abrange a substituição e/ou correção das peças que por ventura venham a impossibilitar uma correta realização da geometria. Peças como pivô, coxim, amortecedores, ponteiras, bucha de balança e articulações.

Regulagem de faróis
O farol desregulado pode atrapalhar a visão dos condutores que estão na direção oposta. Este desalinhamento geralmente é causado por pequenos choques e batidas e pode comprometer a condução do veículo.